Na presente página disponibiliza-se um conjunto de respostas a questões que nos vão sendo colocadas sobre as mais diversas temáticas e cuja resposta consideramos importante partilhar com um grupo maior de destinatários.

Não encontrou resposta para a sua questão? Exponha a sua questão através da página Contactos, responderemos o mais breve possível.

  • Gerais

  • Os vários formulários do site da Ecorbis encontram-se localizados num servidor seguro que garante a segurança da transação de informação. O sistema usa a tecnologia de criptografia SSL (Secure Socket Layer). O SSL funciona criptografando todas as comunicações entre o seu computador e nosso servidor para que as informações não possam ser intercetadas.

    Caso seja o proprietário de um imóvel e necessite de um orçamento, realizamos a visita ao seu imóvel, fazemos o levantamento das necessidades e a apresentamos um orçamento, de forma gratuita e sem compromisso.
    Caso necessite de um orçamento para realizar algum trabalho num imóvel que está a ponderar comprar, este serviço é cobrado com um custo fixo. Este custo fixo é abatido no orçamento caso o mesmo seja aceite. Isto ocorre porque existem diversos fatores, que diminuem a probabilidade de o trabalho ser realmente executado, tais como os complexos processos envolvidos na compra do imóvel.

    Geralmente, os orçamentos têm uma validade de 30 dias. Caso necessite de um prazo superior, será necessário fazer referência desta necessidade aquando o pedido de orçamentação.

    Os nossos clientes são muito importantes para nós. O objetivo principal da Ecorbis é lutar satisfação dos clientes em todos os sentidos.
    Caso tenha uma experiência menos agradável com nossa marca ou serviço, entre em contato connosco. Por favor, dê-nos a sua opinião, através do formulário de contacto ou envie um email para geral@ecorbis.pt. Estamos à sua disposição durante os dias úteis, entre as 9:00 e as 17:30.

  • Arquitetura e de Engenharia

  • Um arquiteto, entre outras atividades, elabora estudos e projetos relacionados com as edificações procurando de forma criativa as soluções mais adequadas às diferentes necessidades.
    São os únicos técnicos que podem desenvolver projetos de arquitetura, tendo o dever de garantir a conformidade da intervenção a realizar, com base na legislação aplicável e, assumindo todas as responsabilidades legais e regulamentares aplicáveis.

    Os Engenheiros são solucionadores de problemas profissionais. Aplicam a matemática e ciências, além de habilidades em comunicação, pensamento crítico e gestão, para construir produtos que atendam às diversas necessidades. Resumidamente, são responsáveis por projetar, criar, construir, melhorar e inventar.
    São os únicos técnicos que podem desenvolver projetos de especialidades, tendo o dever de garantir a conformidade da intervenção a realizar, com base na legislação aplicável e, assumindo todas as responsabilidades legais e regulamentares aplicáveis.

    Os engenheiros e os arquitetos são técnicos com diferentes valências, pelo que necessitam sempre de trabalhar em conjunto nas várias especialidades, tornando possível a execução global do projeto. Quanto melhor for comunicação e o trabalho em equipa entre estes técnicos, melhores serão os resultados finais, desde a diminuição dos prazos de execução até à diminuição de custos ao longo da obra.

    O técnico mais indicado, para realizar o acompanhamento de um processo, é determinado após ser efetuada a visita técnica e o respetivo levantamento de necessidades e varia, também, de acordo com o tipo de trabalho a desenvolver. Na Ecorbis, a informação relativa ao tipo de trabalho e às necessidades existentes é fornecida a toda a equipa, sendo efetuado um acompanhamento por ambos os tipos de técnicos.

    Os projetos das diversas especialidades são um conjunto de desenhos e informações que definem a execução da obra. Este tipo de documento auxiliará, também, nas manutenções futuras do imóvel.

    A Ecorbis elabora projetos de arquitetura e diversos projetos de especialidades de engenharia. Estes vão desde o estudo preliminar ou estudo de viabilidade, até o projeto execução, passando também, pelos projetos de aprovação nos órgãos competentes. Caso queira ver uma lista discriminada de projetos e estudos que desenvolvemos, aceda à página Serviços de Engenharia Civil e Arquitetura.

    Elaboramos projetos para serem executados nos sistemas convencionais, tal como executamos projetos em estrutura metálica ou em Light Steel Frame. Damos preferência a uma execução rigorosa e de alta qualidade, escolhendo o tipo de estrutura que faça mais sentido, tendo em conta as condições ambientais, o espaço livre existente, as construções vizinhas, o tipo de trabalho a desenvolver e as condições económicas.

    A sustentabilidade é tida em conta em diversas fases do projeto, desde o estudo da eficiência energética até ao aconselhamento e aplicação de diversas soluções e equipamentos, tais como a aplicação de cisternas ou painéis solares para o aquecimento de águas sanitárias. Temos sempre em vista a diminuição do impacto ambiental, fornecendo orientação aos nossos clientes sobre os investimentos necessários e os respetivos tempos de retorno.

    Os projetos de arquitetura ou de especialidades são a base de todo o investimento que pretende efetuar. Como tal, vários são os passos a desenvolver até à entrega dos projetos:

    • Inicialmente e, sem compromissos, é realizada uma reunião para entender os objetivos do cliente;
    • De seguida, é apresentado um orçamento para os diversos projetos necessários;
    • Caso o orçamento seja aceite pelo cliente, é necessário realizar uma nova reunião para alinhar ao máximo os futuros projetos às expetativas do cliente e outra, pessoalmente, no local de intervenção;
    • Após um determinado período, são apresentados ao cliente os anteprojetos, os quais podem sofrer revisões;
    • Após a aceitação dos projetos por parte do cliente, procedemos à submissão dos mesmos e acompanhamento das respetivas aprovações nos órgãos competentes (Câmara Municipal e/ou outras instituições oficiais);
    • Após a aceitação dos projetos por parte dos órgãos competentes, a obra encontra-se apta para iniciar.

    Não há dois projetos iguais. E por essa mesma razão, não fornecemos orçamentos sem primeiro discutir o projeto com o cliente ou com o promotor, com o intuito a saber mais sobre os objetivos, o tipo, a complexidade e o tamanho do trabalho. Após a primeira reunião, um dos nossos gerentes de projeto, fornecerá ao cliente uma lista de projetos necessários e respetivos valores.
    Tenha em mente que as taxas de engenharia são uma pequena percentagem do custo total do investimento a realizar. O dinheiro gasto num bom projeto pode economizar dinheiro na fase construção, refletindo-se no desempenho técnico e na durabilidade do empreendimento.

    Tal como o preço, o prazo de um projeto varia de acordo com sua complexidade e tamanho, sendo a equipa de técnicos quem vai avaliar e definir os prazos de execução.

  • Construção

  • Caso não seja necessário o desenvolvimento de projeto de arquitetura e de projetos de especialidades recomendamos, sempre, que faça uma reunião de consultoria com os nossos técnicos. Você sairá desta reunião com planos concretos e objetivos que garantem que sua visão, orçamento e metas sejam considerados desde o início.

    Sim, trabalhamos com os nossos clientes para lhes dar a resposta mais completa do mercado, desde projetar, construir, gerir e adequar sua nova casa do início até ao fim.

    O Fiscal de Obra é necessário para garantir que a construção e os materiais utilizados são os previstos e que atendem aos requisitos mínimos de qualidade exigidos. Desta forma, o Dono de Obra assegura que o cliente, através das inspeções efetuadas, está a adquirir uma construção segura e com a qualidade desejada.

    É obrigatória a nomeação do coordenador de segurança da obra sempre que se preveja a intervenção de duas ou mais empresas na execução da obra.

    Em vários tipos de estruturas, existem determinadas paredes que são utilizadas para transmitir o peso da cobertura ou dos pisos superiores, também conhecida por parede-mestra.
    A remoção de elementos estruturais sem qualquer tipo de avaliação, coloca em causa a segurança do imóvel que está a receber a intervenção e dos imóveis em seu redor, pondo em risco a vida dos trabalhadores e dos utilizadores envolvidos.
    Como tal, recomendamos que antes de efetuar qualquer alteração, solicite a visita de um dos nossos técnicos para avaliar a situação, os quais irão aconselhar acerca do que deve fazer e como deve fazer as alterações que pretende.

    Remova os seus itens pessoais da área de intervenção, retire molduras e outros itens das paredes do imóvel. Apesar de fazemos o nosso melhor para diminuir a sujidade, adicionando folhas de plástico e proteção no chão, em torno das áreas de intervenção, no entanto, a melhor forma de agir é sempre prevenir.

    A nossa equipa irá proceder à limpeza do local no decorrer dos trabalhos. Se necessário, será colocado um contentor nas imediações, durante a intervenção, para auxiliar na remoção dos detritos.

    Nem todas as obras necessitam de licença camarária, pelo que, dependendo do tipo de intervenção a lei define algumas situações de isenção de licenciamento. Contudo, tal não significa que se deva dispensar a intervenção de técnicos nestas situações.

  • Certificação Energética

  • O Certificado Energético é um documento que classifica imóveis tendo em conta o seu desempenho energético. Esta classificação é feita com base em 8 classes energéticas diferentes: A+, A, B, B-, C, D, E, F, sendo A+ a classe correspondente a um imóvel mais eficiente e F a um imóvel com um pior desempenho energético. Este documento é fornecido por técnicos autorizados pela ADENE, contendo informações sobre as características do imóvel e tem como objetivo identificar algumas medidas de melhoria do desempenho energético.

    A certificação energética é obrigatória nos diversos casos descritos de seguida:

    • Todos os edifícios novos;
    • Todos os edifícios/frações existentes sujeitos a grandes intervenções de reabilitação, ou seja, intervenções na envolvente ou nas instalações técnicas do edifício, cujo custo seja superior a 25 % do valor do edifício;
    • Os edifícios/frações de comércio e serviços existentes com área interior útil de pavimento igual ou superior a 1000 m2, ou 500 m2 no caso de centros comerciais, hipermercados, supermercados e piscinas cobertas;
    • Edifícios que sejam propriedade de uma entidade pública e tenham área de pavimento superior a 500 m2, desde que seja visitada pelo público regularmente;
    • Todos os edifícios/frações que estejam à venda, locução ou arrendamento.

    Todos os imóveis que se encontram à venda ou para arrendar são obrigados, desde 2013, a ter o certificado energético correspondente. Em casa de incumprimento, os particulares sujeitam-se a uma multa entre os 250 € e os 3740 € e as empresas entre os 2500 € e os 44 890 €.

    A certificação energética avalia o comportamento térmico dos elementos construtivos da habitação, tais como as suas envolventes e o tipo de isolamento das paredes e das janelas, os ganhos e as perdas de calor da habitação. É também avaliada a localização do imóvel, o ano de construção, o piso e a área, assim como os equipamentos associados à climatização (ventilação, aquecimento e arrefecimento) e à produção de águas quentes sanitárias.

    Em média, a visita demora 30 minutos, dependendo de algumas variáveis, como por exemplo número de janelas do imóvel, número de sistemas técnicos de aquecimento e arrefecimento, existência ou não da planta, complexidade geométrica da envolvente, entre outras.

    Sim, pode pedir um orçamento para os imóveis que pretende certificar, recebendo um desconto especial pela submissão de mais do que um certificado.

    Os imóveis certificados com classificação de A ou A+ permitem-lhe um aumento de 10%, no limite estabelecido para dedução à coleta, no item “Juros e amortizações de dívidas” ou “Juros e amortizações de dívidas contraídas com a aquisição” na declaração de IRS (nº6 do artigo 85º do CIRS).
    Em termos de IMI, algumas autarquias possibilitam uma redução do imposto a pagar nos imóveis com maior eficiência energética, como forma de premiar boas práticas. Consulte junto da sua autarquia a possibilidade de usufruir destes benefícios.

    Se o seu imóvel já tem um Certificado Energético válido e vai fazer obras não necessita de novo certificado. Caso não possua um Certificado Energético, aconselhe-se com os nossos técnicos para realizar as melhores intervenções do ponto de vista energético, sendo o certificado realizado após a finalização das obras.

    Sim, deve solicitar uma versão impressa do Certificado Energético ao proprietário ou promotor. Em alternativa poderá pesquisar pelo mesmo na base de dados do SCE no Site da Adene, quer através do nº de documento, quer através de outros dados identificativos do imóvel.

    A ADENE é uma instituição privada, participada pelo Ministério da Economia e da Inovação, que promove atividades de interesse público no domínio da Política Energética.

    A emissão dos Certificados Energéticos é da responsabilidade dos peritos qualificados. Estes utilizarão, para o efeito, um sistema informático disponibilizado pela ADENE para produção e registo destes documentos.

    Caso queira melhorar a eficiência energética, pode implementar as medidas de melhoria apresentadas constante no certificado energético ou aconselhar-se com um dos nossos técnicos especialistas.

    As medidas não são obrigatórias, são apenas recomendações para ajudar a reduzir a sua fatura e minimizar o impacto ambiental.

    Terminada a validade do Certificado Energético, apenas necessitará de o revalidar caso se encontre em alguma das situações identificadas na pergunta anterior "Quando é necessário pedir um certificado?".
    Caso não se encontre em nenhuma dessas situações, não necessitará de revalidar o Certificado Energético.

  • Carreiras

  • Sim, pedimos que efetue a inscrição através da Página Oficial, a menos que seja incapaz de fazê-lo. Se precisar de informações sobre as nossas vagas atuais num formato diferente, entre em contato através do endereço de email: recrutamento@ecorbis.pt

    Após enviar a sua candidatura, um membro da nossa equipa irá analisá-la e entrará em contato consigo, caso seu perfil corresponda aos nossos requisitos.

    Sempre que apareça uma vaga para a qual tenha interesse em candidatar-se, recomendamos que se inscreva diretamente em cada posição ou, como alternativa, indique na zona de texto livre as posições adicionais a que se pretenda candidatar.

    Quando uma "Vaga Disponível" for encerrada, a mesma deixará de estar online, impedindo qualquer utilizador de a visualizar. No entanto, pode submeter uma candidatura espontânea, identificando a área à qual pretenda concorrer.

    Caso seu perfil cumpra os requisitos, um membro da nossa equipa irá entrar em contato consigo, referindo os documentos dos quais necessita de se fazer acompanhar na altura da entrevista. O nosso objetivo é identificar o candidato que melhor se encaixa na posição disponível.
    Não obstante, deixamos aqui alguns conselhos:

    • Traga uma cópia do seu currículo, referências e, se aplicável, amostras do seu portefólio de trabalhos anteriores;
    • Pesquise, identifique e entenda a nossa empresa e os nossos valores. É tão importante que você seja o profissional indicado para a nossa empresa, como a nossa empresa seja a indicada para a sua carreira profissional;
    • As nossas entrevistas são uma conversa de dois sentidos. Assim, traga uma lista de perguntas que deseje apresentar durante a entrevista.

    A Ecorbis não solicita transferências de dinheiro ou taxas de inscrição no processo de recrutamento. Se recebeu uma oferta ou solicitação deste tipo, deve assumir que tais indivíduos e organizações não estão a realizar ofertas legítimas de emprego. Todas as posições abertas e legítimas, da Ecorbis, podem ser encontradas em nosso site. Se tiver mais dúvidas ou preocupações sobre este assunto, entre em contacto com a nossa equipa através dos nossos canais oficiais.

    Sim, mantemos uma base de dados de contatos. Dado que novas vagas surgem todos os dias, este procedimento permite que os candidatos passados possam ser considerados para essas novas oportunidades. No entanto, informamos que nunca iremos utilizar os seus dados pessoais para qualquer finalidade que não seja o recrutamento na Ecorbis.
    A nossa política de privacidade está de acordo com a lei de proteção de dados da União Europeia.

    Para solicitação de remoção de dados referente ao processo de recrutamento, envie um e-mail a indicar a sua vontade para o seguinte endereço: recrutamento@ecorbis.pt. No seu e-mail, inclua o seu nome completo e o endereço de e-mail que usou para se inscrever.

    Na maioria dos casos, avaliaremos o seu currículo e as informações adicionais fornecidas como parte da sua candidatura. No entanto, o recrutador pode rever os seus detalhes em sites como o LinkedIn para obter uma perspetiva mais completa da experiência do candidato.

    Somos uma empresa feita de pessoas, para pessoas. Como tal, procuramos promover procedimentos e práticas com o intuito de garantir a igualdade de oportunidades para todos.

    Dado os diversos tópicos abordados no blog da Ecorbis, decidimos colaborar com freelancers, fotógrafos e/ou escritores profissionais. Com esta estratégia, conseguimos apresentar conteúdos diferentes e atuais a todos os visitantes do nosso blog.

    A Ecorbis assegura que todo o conteúdo publicado no seu Blog, segue determinadas diretrizes de qualidade previamente definidos, os quais se encontram descriminados na página para Escritores. Desta forma, mostramos que valorizamos os nossos escritores e os conteúdos que estes desenvolvem, protegendo-os da violação dos direitos autorais.